Cultura do senado
1. Introdução
No âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, foi me proposto um trabalho sobre a Cultura do Senado, dos quais vou evidenciar os seguintes subtítulos: Quem foi Octávio César Augusto, qual era o seu perfil político, indicando os seus planos de acção e quais foram as transformações no Senado.
Sobre Roma vou descrever a cidade no século VIII a.c, evidenciando as suas características.
2. Octávio César Augusto
Octávio César Augusto (figura 1) nasceu em 63 a.c, seu pai, Caius Octavius que era edil e pretor em Roma, e mais tarde, procônsul na Macedónia e sua mãe Ácia era sobrinha do destemido Júlio César.
Júlio César interessado na educação e carreira do seu sobrinho-neto, adoptou-o como sendo seu filho em testamento.
Depois de Júlio César ser assassinado, Octávio com apenas 19 anos, por ser o herdeiro oficial, vai para Roma reclamar a sua parte no poder. Vingando a morte do seu Tio-avô, vence a guerra civil contra os republicanos, com a ajuda de Marco António e Lépido, e assim divide o império em três, Marco António fica com o Oriente, Lépido com África e Octávio com o Ocidente, tornando-se assim o primeiro Imperador de Roma.
Fig. 1 Busto de Octávio César Augusto
3. Perfil Político
Octávio César Augusto (figura 2) revelou-se um homem Hábil, de grande eficácia e competências políticas com diplomacia e prudência, soube conquistar apoios, afastando os seus rivais e tornando-se indispensável para o senado e para o povo romano, que o comularam de poderes, tornando-se a primeira figura do estado romano.
3.1 Planos de Acção
A sua actuação pronunciou-se a vários níveis, dos quais: * Plano Militar
Reedificou a ordem após a desordem da guerra civil nos últimos tempos da República,