A cultura do senado
Período da expansão romana: III a.C. até III d.C.
Roma tem 3 mil anos de História, 3 milhões de quilómetros quadrados que actualmente são 34 países conseguidos se não fosse a ajuda da enore LEGIÃO ROMANA. Este grande exercito tinha a disciplina, materiais de guerra, estratégias e a organização.
Os IMPERADORES possuíam um poder absoluto (AUTOCRÁTICO), CENTRALIZADO e DIVINO.
Formação: Latinos (monte Palatino) e sabinos (monte Quirinal), formaram a cidade de Roma junto ao rio Tibre, no centro da península Itálica.
O IMPÉRIO romano rodeava o mar Mediterrâneo, que era a principal via de ligação às cidades do império e de onde provinham as mercadorias.
Ao passar dos tempos Roma foi uma cidade em constante crescimento formando um
IMPÉRIO.
Com tanta população foram tomadas medidas para que Roma não se afogasse na desordem. O GOVERNO ROMANO construiu vias largas, aquedutos para o transporte e estabelecimento de água, cânones para a construção de prédios, construção de edifícios de função pública.
A CIDADE DE ROMA possuía um FÓRUM- centro económico, de lazer e político. Era nele que esta a cúria (local de reunião do senado), os mercados em honra aos imperadores e era um local de encontro dos romanos. As HABITAÇÕES como as Domus/Villae que eram as casas dos patrícios e senadores. As insulas que são casas sobrepostas sobre outras eram a casa dos plebeus.
Roma queria que suas cidades dominadas seguissem seu mesmo padrão com centros de administração regional e locais de desenvolvimento