Cultura da Regiao Centro
Dança:
Começando pela dança, de uma forma geral, a dança da cana-verde, a quadrilha e o fandango são praticadas em toda região. A quadrilha tem destaque por estar vinculada à festa nacional de São João. A origem da quadrilha é inglesa, no século XVIII. No Brasil, a dança é puxada por um animador e os casais vão agindo segundo as instruções dadas pelo animador. Uma curiosidade dessa dança é que, em alguns históricos, a quadrilha é uma dança em que pessoas tipicamente urbanas se vestem e agem de forma a ridicularizar pessoas residentes do campo.
Ainda há outras danças são típicas da região, com mais presença em alguns estados isoladamente. É o caso do batuque (SP, MG e ES), catira (SP e MG), caxambu (MG, RJ), ciranda (RJ), dança de São Gonçalo (MG, SP), dança do tamanduá (ES), fandango (SP), jongo (MG, SP) e Mineiro-pau (MG, RJ). Vale destacar também a grande quantidade de danças típicas do Espírito Santo que, entre muitas, estão: a dança alemã, bate flechas, dança açoriana, congo e a tradicional capoeira.
Capoeira
Música:
Ao longo da nossa história muitas formas de compor melodias foram inventadas. A maioria delas sofreu influência de outras culturas principalmente a negra africana, a européia e a indígena brasileira.
A partir desta mistura cultural surgiram novas formas de música como, por exemplo, o lundu, samba, pagode e o choro que são fortemente representados na região sudeste do nosso país.
Lundu
É um gênero musical contemporâneo criado a partir dos batuques dos escravos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o Lundu herdou a base rítmica, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar dos dedos, a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do bandolim.
Samba
É um gênero musical, de raízes africanas surgido no