Trabalho Economia pronto
ENGENHARIA AGRÍCOLA 3° PERÍODO
PROF: Alzirene de Vasconcelos Milhomem
Acadêmico: Guilherme Marques Moreira Higor dos Santos Pinto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo de mercado de grãos entre os anos de 2005 e 2014.
O estudo de mercado é um instrumento que permite ao investidor uma garantia de viabilidade econômica e desenvolvimento do seu empreendimento. Ele é o ponto de partida para a criação de projetos e estratégias, oferecendo uma avaliação sobre a possibilidade ou não de um negócio ser eficaz.
Por isso, ele analisa mecanismos como estratégias de marketing, meios de comunicação, ações comerciais e formatos de negociação, para que haja uma base de informações suficientes a fim de determinar as chances do empreendimento.
Estudo de mercado 2014
Estimativa de área plantada
Este levantamento contempla informações já definidas para as áreas cultivadas com as culturas de verão de primeira e segunda safras. Para as culturas de inverno, feijão terceira safra e da Região Norte/Nordeste, com exceção das áreas de cerrado, o plantio está em andamento, portanto, as áreas ainda não estão definidas.
A estimativa da área a ser cultivada com as principais culturas é 0,3% maior que a cultivada na safra 2012/13, passando de 57,06 para 57,21 milhões de hectares, representando um aumento de 150,6 mil hectares.
Estimativa de produção
A produção estimada é de 202,23 milhões de toneladas, 4,4% ou 8,6 milhões de toneladas superior à obtida na safra 2013/14, quando atingiu 193,62 milhões de toneladas (Tabela 2).
Em relação ao levantamento anterior, realizado em março de 2015, observa-se um ganho de 1,54 milhão de toneladas, justificado pelo ganho nas produtividades do milho primeira safra, da soja e do trigo, uma vez que neste mês a Conab apresenta a primeira previsão para a safra 2015 das culturas de inverno.
Tabela - Estimativa de Produção 2014 – Grãos