Cultura brasileira
Capitulo II
Cultura
Existe uma variação de comportamento humano diferenciado dentro das sociedades. O conceito de cultura pode se modificar de acordo com o tempo e espaço. Em cada lugar podemos perceber diferentes tipos de histórias, costumes, religiões, crenças, valores, técnicas, normas, padrões de conduta entre outros, isso quer dizer que a essência que existe dentro das culturas forma e engloba idéias e comportamentos dos seres humanos dentro sociedade.
De um modo geral a cultura se constitui por conhecimentos, crenças, valores, normas ou símbolos, esses elementos estão presentes em todos os tipos de cultura no mundo, às vezes dentro do contexto pode até ter a mesma função como ex: escola, religião, museus o que vai modificar é a maneira diferente de como cada sociedade exerce essas funções sobre as pessoas de acordo com seus costumes, outro exemplo está ligado às normas de cada sociedade que se torna padrão onde as pessoas obedecem e se adequadam conscientemente sem levar em conta o lado do bem ou do mal simplesmente por fazer parte de sua cultura ex: manuais, estatutos, regulamentos, leis etc. Esses tipos de comportamentos entre outros são pontos básicos para o sucesso do diagnostico organizacional, onde se torna fundamental compreender os fatores simbólicos de outras culturas para entendermos que existe além da nossa uma maneira diferente de se comunicar.
O fato do ser humano ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o natural (tal postura podemos denominar de etnocentrismo) geralmente estabelecemos a nossa cultura como padrão, assim tudo que é diferente é conhecido como estranho ou até mesmo errado ao nosso modo de ver, podendo assim gerar conflitos sociais, como preconceitos, violências verbais e até físicas em relação a certos hábitos e modos de viver. Não existem culturas superiores ou inferiores e sim grupos diferentes, antes