cultura brasileira
O objetivo do artigo é propiciar um suporte instrumental sobre as diversas culturas, uma visão integrada do que somos. O mundo gerencial analisa os modelos de gestões multinacionais, onde suas práticas, valores culturais são diferentes e até conflitantes com os nossos.
Onde suas práticas gerenciais podem fracassar ou não ter o resultado, pois cada metodologia de gerenciamento deve se adequar e entender suas origens e raízes do determinado lugar que irá ser implantado, essa aplicação de gerenciamento não depende apenas de mudança na estrutura da organização e sim cultural para se alcançar o melhor resultado.
Cultural Nacional e Traços Nacionais
As metodologias de análise organizacional baseiam-se pincipalmente na norte-americana, interpretamos como organizações individuais mas esquecendo dos aspectos importantes de traços da cultura nacional.
Apesar de muitos definirem um caos cultural o Brasil é heterogêneo, muitas vezes contraditório e de uma imensa diversidade.
Segundo o estudo de dois grupos distintos de autores e pensadores brasileiros> Gilberto Freyre (1966) e Caio Prado Jr (1969) e Roberto DaMatta (1985) (Pág.40) é voltada para a compreensão de valores, crenças, costumes e atitudes presentes em nosso cotidiano social e individual, onde nos dão uma identidade social.
Cultura Nacional e Cultura Organizacional
Cultural nacional é representada por ideologias, ideias, crenças, conjunto de valores que influenciam no comportamento do indivíduo perante sua família e de seu trabalho e que nascem das estruturas sociais e experiências vividas no mundo material.
A cultura organizacional é única onde sofre influência de seus fundadores, líderes, processo histórico e de mercado, assim a cultura nacional é um dos fatores na formação da cultura organizacional, e alguns estarão presentes em maior ou menor grau em cada uma delas.