Cultura brasileira
As representações da cultura no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. A culinária típica é representada pelo sarapatel, arroz doce, bolo de fubá, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre outros.
O Centro-Oeste tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu no estado de Goiás e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, angu, etc.
No Sudeste, várias festas populares religiosas são celebradas no interior da região, festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP). Entre os pratos típicos se destacam o pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa.
O Sul possui aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da