Cultura brasileira - jogos, brincadeiras e esportes
Cultura Brasileira
São Paulo
2013
Introdução
Existe uma ligação cultural muito importante entre jogos, esporte e folclore. O esporte nasceu dos jogos antigos e das brincadeiras populares, e estes continuam existindo devido à cultura e tradições dos povos. O mesmo jogo pode ocorrer em diferentes povos, com regras e significados variados, além de terem a mesma origem, mas também podem coincidir em sua existência em diferentes épocas e lugares, sendo adaptados às mudanças sociais e culturais de um povo, surgindo de práticas abandonas por adultos, ou da imitação da vida adulta, de tudo da imaginação do ser que joga permitir. Grande parte dos jogos tem origem portuguesa, mas em virtude da miscigenação, a partir dos primeiros grupos de colonização, é difícil dar precisão à contribuição específica de brancos, negros e índios nos jogos e brincadeiras no Brasil, por isso também demos importância para brincadeiras de outras origens, mas que são populares no Brasil.
Jogos e Brincadeiras da Cultura Brasileira
Os brinquedos, como a brincadeira em si, servem a propósitos múltiplos em seres humanos e animais. Oferecem entretenimento ao mesmo tempo cumprindo um papel educativo. Brinquedos aumentam o comportamento cognitivo e estimulam a criatividade. Auxiliam no desenvolvimento das habilidades físicas e mentais que são necessárias mais tarde na vida. As brincadeiras se modificam de acordo com sua região, pode-se mudar o nome ou então a forma de brincar.
Peteca
Peteca é o nome dado tanto a um esporte quanto ao artefato esportivo utilizado em sua prática, sendo ambos de origem indígena-brasileira.
Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.
Atualmente a Peteca é de uma base que concentra a