Futebol
Posso então inferir que o futebol reúne em seu entorno duas características fundamentais, uma que o coloca na condição de produto cultural, já a outra trás evidencias de processo.
As brincadeiras tradicional infantil, em especial as de pega pega pode nos servir com bons exemplos de ressignificação dos jogos e brincadeiras, isto e possível de confirmação quando ao se estudar os jogos tradicionais infantis nota-se que esses representam simbolicamente a sociedade em que estão inseridos atualmente uma ressignificação desta brincadeiras, seria incorporar em seus conteúdos, caraterísticas próprias da nossas sociedade atual como policia, corruptos, sequestro, rebeliões nas cadeias tráficos de droga etc... como aconteceu com essa mesma brincadeira antes da sua ressignificação simbólica explicita no anterior das brincadeiras, não e apenas o nome que muda, mas sim uma outra cultura foi representada ao se resinificar a brincadeira. Todos esporte um dia foi brincadeira pois como a brincadeira o esporte e um produto cultural, produzido por alguém ou por uma pequena comunidade de acordo com um contexto social especifico, que acabou por atrair uma grande numero de interessados em joga-lo. Se muitas querem jogar, so e possível se padronizar e universalizar suas regras.
Apresentar e justificar a idéia de que o futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés pertencem ao mesmo universo, perfazendo um grande ecossistema, ao qual chamo de a Família dos jogos de bola com os pés. Para justificar a coexistência do futebol e dos jogos/brincadeiras de bola com os pés num mesmo ecossistema, inicio meu estudo procurando entender como