Cultura Antropologia
Fichamento de Antropologia : Cultura
O termo cultura tem vários significados, para os antropólogos, cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade. Porém ela não se restringe apenas na antropologia, podendo assim sendo aplicada em outras áreas do saber humano.
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstrações do comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias. Há os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto outros, ao contrario, aquilo que se refere ao material. Também encontram-se estudiosos que entendem por cultura tanto as coisas materiais quanto as não materiais.
Portanto a cultura, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: idéias (conhecimento e filosofia); crenças (religião e superstição); valores (ideologia e moral); normas(costumes e leis); atitudes (preconceito e respeito ao próximo); padrões de conduta (monogamia, tabu); abstração do comportamento (símbolos e compromissos); instituições (família e sistemas econômicos); técnicas (artes e habilidades); e artefatos (machado de pedra, telefone).
A cultura, para os antropólogos consiste em idéias, abstrações e comportamento.
IDÉIAS. Idéias são concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimentos e crenças teológicas, filosóficas, cientificas, tecnológicas, históricas, e etc.
Para alguns estudiosos, a cultura consiste em idéias, sendo, portanto, um fenômeno mental que exclui objetos materiais e o comportamento observável.
Concepção, segundo White, ingênua, pré- cientifica e ultrapassada.
Ex: Línguas, arte, mitologia etc.
ABSTRAÇÕES: Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das idéias, da mente, excluindo-se totalmente das coisas materiais.