Culinária
1. INTRODUÇÃO
As aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.
Elas possibilitam:
- Estimular a alimentação saudável;
- Aprender o valor nutritivo dos alimentos;
- Trabalhar de formas multidisciplinares diversos conteúdos escolares;
- Elevar a autoestima do aluno (sentir-se útil ao preparar uma receita);
- Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio);
- Aprender bons modos à mesa;
- Transmitir a aprendizagem para os familiares;
- Aprender a experimentar;
- Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos;
- Proporcionar atividades que desenvolvam a coordenação motora como: misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, etc.
2. ETAPAS
* Ingredientes
Para as receitas saírem da maneira planejada, é preciso que as crianças levem dois condimentos especiais: a criatividade e a responsabilidade.
Toda semana cada turma preparará algo diferente. Os alunos participarão de todas as etapas do processo, desde a elaboração da receita, preparo, até a degustação.
* Modo de preparo
Cada nível poderá trabalhar com sistemas diferentes de aulas e consequentemente, diferentes desafios:
- 1 a 2 anos: Trabalharão, basicamente, usando os cincos sentidos básicos do ser humano (tato, olfato, paladar, visão e audição) que, nessa fase, ainda não estão completamente desenvolvidos.
- 3 a 4 anos: Começarão a criar a prática da leitura e fazer exercícios para exercitar a memória, tentando reconhecer os objetos utilizados na cozinha e testarão misturas.
- 5 a 6 anos: Farão trabalhos teóricos - como livros de receitas -, desenvolvendo receitas de culinária regional e estudarão outras épocas por meio do que se comia nelas.
* Recheio
As aulas possibilitarão que os professores trabalhem de forma contextualizada a preparação de uma receita - da importância da higiene ao valor