Culinária região nordeste
[pic]
A REGIÃO NORDESTE
Formada pelos estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, é a região mais pobre do país e, segundo o Censo IBGE 2010, conta com uma população de 53.078.137.50 habitantes, sendo que, 12% da população nordestina tem renda familiar de meio salário mínimo. De acordo com levantamento do UNICEF divulgado em 1999, as 150 cidades com maior taxa de desnutrição do país estão no nordeste. Nelas, 33,66% das crianças menores de 5 anos, são desnutridas (mais de um terço). Sua densidade demográfica é de 29,95 hab./km2 e a maior parte da população de concentra na zona urbana (60,6%). Sua vegetação é composta de Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga (no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piaui, Rio Grande do Norte e Ceará).
Os principais rios são: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una. Na agricultura os principais produtos são: cana-de-açúcar, tabaco, algodão, caju, maga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil.
A economia é bem diversificada. A criação de bovinos destaca-se nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. As indústrias também tem espaço na economia dessa região, são elas, indústrias de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (pólo petroquímico de Camaçari) e tecelagem, e em Ilhéus – BA, o Distrito Industrial.
O turismo é de fundamental importância nas cidades litorâneas. que possuem uma ótima infra-estrutura turística (aeroportos, hotéis, pousadas, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais. Há também o turismo histórico-cultural, com cidades de arquitetura da