cuidados nutricionais durante episódios de diarréia infantil
O ponto mais importante no tratamento do problema é a hidratação adequada
Por Especialista - publicado em 02/09/2010
Share on email Share on facebook Share on twitter
32
Escrito por: Amanda Epifânio Pereira
Nutrição
Especialista Minha Vida
Apesar de corriqueira, a diarréia pode evoluir para desidratação grave e desnutrição. A doença é responsável pelos principais motivos de internação hospitalar e pelos elevados índices de mortalidade infantil em todo mundo. Por muitos anos, em nosso País, a infecção bacteriana ocupou o topo da lista do fator causal da diarreia aguda, principalmente em decorrência da falta de higiene básica, da manipulação inadequada de alimentos e da má nutrição. Nos dias atuais, temos as infecções por rotavírus como a causa mais frequente de diarreia infantil. Infecções parasitárias, intolerâncias e intoxicações alimentares também figuram entre as causas mais comuns da doença diarreica.
A síndrome diarreica, além da desidratação, causa perda importante de apetite e má absorção de nutrientes, comprometendo o estado nutricional da criança e sustentando a gravidade da doença. Práticas inadequadas na condução do tratamento, como a suspensão da alimentação ou a manutenção de dietas com baixa oferta calórica podem causar prejuízos ao desenvolvimento e ao crescimento infantil, agravando a desnutrição e conduzindo a um desfecho negativo em alguns casos.
O ponto mais importante no tratamento da diarreia infantil é a hidratação adequada. O soro caseiro deve ser oferecido assim que os primeiros sintomas aparecerem, podendo ser oferecido aos poucos, após cada episódio diarreico.
"A síndrome diarreica, além da desidratação, causa perda importante de apetite e má absorção de nutrientes, comprometendo o estado nutricional da criança"
A formulação do soro caseiro deve ser cuidadosamente preparada para não causar efeitos adversos. Assim, a recomendação é que se utilize uma