Cuidados nos processos de soldagem
É o processo pelo qual se faz a união de metais ou não-metais, produzida pelo aquecimento dos materiais a temperatura elevada para a aplicação, com ou sem aplicação de pressão, ou pela aplicação de pressão apenas, e com ou sem a utilização de metal de adição. É extremamente utilizado pela indústria mecânica de grande porte - que produz tubulações, caldeiras, navios, automóveis, vagões, pontes metálicas, entre outros.
Trataremos aqui neste trabalho os cuidados que necessários tanto para os operadores, para os vigilantes, e para o patrimônio da empresa ou local como um todo.
2. PERIGOS NOS TRABALHOS DE SOLDA
Nestas atividades a quente, sempre estão sempre presentes dois dos elementos essenciais do fogo ou dois lados do TRIÂNGULO DO FOGO: fonte (s) de ignição e o oxigênio do ar, sendo o último responsável pela manutenção do processo de combustão. O terceiro elemento ou lado do triângulo é o material combustível.
Figura 1 – Triângulo do fogo
Os riscos que apresentam os trabalhos de solda sofrem uma variação de acordo com os locais onde os mesmos estão sendo executados, ou seja: se o local for destinado para este fim, seja em processos de produção ou áreas isoladas em oficinas de manutenção, os riscos serão menores e será bem mais fácil tomar as medidas preventivas necessárias.
Entretanto quando o trabalho é decorrente da montagem de uma obra ou para execução de reparos esta tarefa será difícil, pois muitas vezes não é possível afastar os materiais combustíveis e os líquidos inflamáveis da zona perigosa.
Incêndios ou explosões podem ser provocados por:
• Efeito direto das chamas ou dos arcos elétricos. Tanto a chama do maçarico, como o arco elétrico desprende continuamente energia, tem temperatura muito elevada e grande quantidade de calor, capazes de incendiar imediatamente materiais de fácil combustão e em tempo relativamente curto os materiais dificilmente combustíveis.
• Por condução térmica. A chama do maçarico ou o arco