CUIDADOS DE ENFERMAGEM ANAMNESE
O presente trabalho tem por objetivo abordar as seguintes patologias acidente vascular cerebral isquêmico e hipertensão arterial sistêmica, explanando a revisão da fisiopatologia, Sinais e Sintomas, Complicações, Tratamento Medicamentoso, e a sistematização da assistência de enfermagem.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema sério provocado por um distúrbio no fornecimento de sangue ao cérebro. Se o fornecimento de sangue for limitado ou interrompido ao cérebro, as células do cérebro começam a morrer, o que pode levar a lesões cerebrais e possivelmente a morte. Os AVCs são uma emergência médica que requer tratamento imediato, pois quanto mais rápido o atendimento a pessoa, menor será a probabilidade de lesões e óbitos. Existem dois tipos principais de AVCs: isquêmico e hemorrágico, o AVCI é causado por um coágulo sanguíneo que impede o fornecimento de sangue. O AVCE é causado pela ruptura dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração, provocando lesões cerebrais. Também existe um problema relacionado que se chama ataque isquêmico transitório e que ocorre com a interrupção temporária do fornecimento de sangue ao cérebro, provocando um mini AVC. Estes ataques devem ser levados muito a sério porque muitas vezes são um alerta de que um AVC maior vai acometer o paciente. Os AVCs podem ser tratados com uma combinação de cirurgia e medicamentos.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se frequentemente a alterações funcionais ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.
Mediante a estas patologias, será aplicada a Sistematização de Assistência de Enfermagem que é a utilização de metodologia cientifica para assistir o ser humano no atendimento de suas Necessidades Humanas Básicas, respeitando a individualidade de cada paciente ou