Cuidados com o Solo
3.3.1. Cuidados com o solo
Para combater a erosão e conservar o solo existem três grupos de práticas: práticas de caráter vegetativo; práticas de caráter edáfico; práticas de caráter mecânico.
Vale lembrar, que nenhuma técnica de combate à erosão deve ser utilizada sozinha. É sempre um conjunto de técnicas, mesmo aquelas de baixo custo, que vão resolver o problema.
[editar]
3.3.2. Reflorestamento
O reflorestamento significa recuperar a vegetação natural nos topos de morros, matas ciliares ou matas de galerias.
O termo reflorestamento tem sido bastante utilizado como sinônimo de "plantio de eucalipto", mas esse tipo de atividade é tecnicamente conhecido como silvicultura que cultiva árvores florestais, não necessariamente nativas.
[editar]
3.3.3. Formação e manejo adequado de pastagens
A formação de uma pastagem deve ser considerada um plantio comercial como qualquer outro tomando os seguintes cuidados: Utilização de adubos e corretivos Realização de estudos que evitem o sobrepastoreio Escolha de espécies de gramíneas adaptadas a cada região.
No Brasil a maior parte dos pecuaristas pratica a pecuária extensiva onde o gado é solto numa área relativamente grande e depende da pastagem natural para alimentação. Geralmente, não há nenhuma preocupação com o terreno, resultando em grandes áreas de pastagens bastante degradadas.
[editar]
3.3.4. Manutenção da cobertura vegetal
A cobertura vegetal tem um efeito muito grande no que se refere à proteção do solo. A manutenção da cobertura vegetal é uma das técnicas mais baratas e eficientes no combate do processo erosivo.
[editar]
3.3.5. Cobertura morta
A cobertura morta é normalmente utilizada nos períodos de entressafra após a colheita. Porém, muitos agricultores de forma equivocada ainda queimam os restos de cultura expondo o solo diretamente à chuva e ao vento, principais agentes erosivos.
Essa técnica é uma variação da manutenção da cobertura vegetal e também visa à proteção do solo