Imigração européia em Curitiba
Segundo página de Tradições e Culturas na internet, a povoação do estado começou a partir do século XIX, com a vinda dos portugueses, assim formou-se a cultura paranaense caracterizada pela diversidade étnica.
Curitiba é conhecida pela sua diversidade étnica, reunindo diferenças culturais que acabam formando o povo curitibano. A influencia maior é da colonização européia que se manifesta através das manifestações culturais e artísticas. A povoação do estado começou a partir do século XIX, com a vinda dos portugueses, assim formou-se a cultura paranaense caracterizada pela diversidade étnica.
O motivo principal pelo qual os europeus chegaram ao Paraná teria sido o nosso clima muito parecido com o deles e a promessa de uma nova vida no Brasil. A colonização estrangeira em Curitiba iniciou-se com a colonização alemã, já após 1987 estabeleceram-se também famílias de italianos, ucranianos e poloneses e logo após apareceram ainda austríacos, holandeses, franceses e russos. Essa intensa imigração fez com que Curitiba tivesse um grande crescimento populacional onde a maior parte é de descendência européia.
Após o século XX começaram a chegar imigrantes japoneses, libaneses e sírios. Essa mistura de europeus juntamente com escravos africanos, índios, tropeiros e imigrantes brasileiros de outros estados transformaram Curitiba numa cidade muito rica em relação à diversidade étnica, única cidade do mundo com tantas diversidades. Podemos notar essa mistura de povos na arquitetura, gastronomia e nos eventos culturais promovidos em Curitiba. Podemos destacar a contribuição das principais etnias que chegaram no Paraná e deixaram fortes traços da sua cultura:
Portugueses: a presença desta cultura é muito forte em todo o país, pois o povo brasileiro é formado basicamente da cultura indígena, negra e portuguesa. No Paraná deu-se início pelo litoral , através de São Paulo e no primeiro planalto pelo tropeirismo.
Alemães: trouxeram a vocação rural , artesanato, as