Cuidados com o piercing
POR VICTOR FERREIRA
FOTOS: FERNANDO GARDINALI
Piercing no alto da orelha pode deformar a cartilagem, o que exigirá uma cirurgia reparadora
1- QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS MATERIAIS DE UM PIERCING?
Há vários tipos de materiais usados na fabricação desses adereços. A diferença está na aceitação de cada um deles pelo o organismo. Os mais recomendados são o aço cirúrgico e o ouro, pois não irritam o local nem tão pouco desencadeiam reações alérgicas.
Há também os piercings chamados de bijuteria, porém não são recomendados, por serem, na maioria das vezes, fabricados com material de qualidade duvidosa.
2- QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS A CADA TIPO DE PIERCING - DE LÍNGUA, UMBIGO, NARIZ? São basicamente os mesmos e devem ser redobrados quando ele acaba de ser colocado. Em geral, é preciso ser rigoroso com a higienização da área e fazer uso de pomadas cicatrizantes e/ou antibióticos locais indicados por um especialista para evitar a contaminação por germes patogênicos. Outros cuidados importantes a se observar são: lavar as mãos com sabonete antiséptico antes de tocar o adereço;lavar a boca com anti-séptico bucal diluído em água após as refeições; limpar o piercing somente duas vezes por dia, na fase de cicatrização; não permitir que outras pessoas toquem em seu piercing sem lavar as mãos; evitar sauna, piscina, banho de mar, lagoa e excesso de sol; evitar roupas justas e sintéticas que fiquem em contato com o piercing, pois dificultam a respiração da pele (além do mais, atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides. Esta irritação forma um vermelho escuro ao redor do piercing, podendo levar à rejeição). Saiba ainda que estresse, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença podem prolongar o período de cicatrização. E procure não ter contato com fluidos de