Introdução teorica
MEDIDA
A medição é ato de atribuir números a um objeto ou eventos. Medir é analisar a quantidade de uma grandeza física e compará-la com a quantidade de outra de mesma natureza.
Para realizar tais medidas utilizamos ferramentas de medição, como por exemplo: a régua (distância), o cronômetro (tempo), o termômetro (temperatura), barômetro (pressão atmosférica), entre outros.
A precisão com que as medidas são feitas dependem, além de outros fatores, do equipamento usado. Certos equipamentos oferecem precisão maior que outros, por exemplo uma trena é menos preciso que um paquímetro e este possui menor precisão que o micrômetro.
PAQUÍMETRO
O paquímetro, que possui origem grega, significa “espessura” (paqui) e “medida” (metro) é um aparelho que é capaz de fornecer as medidas interna, externa, de profundidade e de ressaltos de certos objetos.
Ele é muito usado na área de engenharia, principalmente na engenharia mecânica. Apesar de não oferecer a mesma exatidão de um micrômetro é muito utilizado para medir objetos como parafusos, porcas, tubos e outras peças.
O paquímetro mais antigo foi encontrado nos destroços do navio Giglio próximo a costa Italiana, estimasse que data de 600 a.C. O paquímetro moderno foi inventado por Joseph R. Brown utilizando a Escala de Vernier que foi desenvolvida por Pierre Vernier. E a Escala de Vernier foi um aperfeiçoamento do nônio criado por Pedro Nunes.
Atualmente existem vários paquímetros para diversas utilizações, que vão desde modelos tradicionais até os digitais.
MICRÔMETRO
O micrômetro, que possui origem grega, significa “pequeno” (mickros) e “medida” (metro) é um equipamento que pode oferecer medidas mais precisas que o paquímetro. Ele pode medir a largura, altura e a profundidade em dimensões pequenas.
Além de medir objetos com maior precisão, ele é usado, também, em microscópios e em telescópios para medir o diâmetro aparente de objetos microscópios ou corpos celestes..