CUIDADOS COM A BOLSA DE COLOSTOMIA E BOLSA DE JEJUNOSTOMIA.
Técnico em Enfermagem
CUIDADOS COM A BOLSA DE COLOSTOMIA E BOLSA DE JEJUNOSTOMIA.
1. BOLSA DE COLOSTOMIA
1.1- DEFINIÇÃO:
Colostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer-se uma abertura na parede abdominal (estoma), temporária ou permanente, e ligar nela uma terminação do intestino, pela qual as fezes e gases passam a ser eliminados. A este estoma acopla-se uma bolsa adesiva, coletora dos produtos intestinais.
1.2- INDICAÇÕES:
Uma colostomia é feita quando a parte inferior do intestino grosso, o reto ou o ânus está impossibilitado de funcionar normalmente ou quando necessita de um período de repouso para as suas funções normais.
1.3- DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO:
O paciente deve estar ou ser hospitalizado. Sob anestesia geral é feita uma incisão no abdome, à qual o tecido sadio do intestino é preso, constituindo assim um orifício por onde as fezes e os gases passam a serem eliminados, sendo colhidos por uma bolsa adesiva, posicionada em torno dessa abertura e que deve ser esvaziada periodicamente. Atualmente, já existem dispositivos que filtram o volume e odor de gases.
Geralmente esse ânus artificial é feito no nível do cólon transverso ou do sigmoide, mas, conforme o caso, pode ser feito em outro ponto do intestino. Quanto mais alto for, pior será a digestão e a absorção dos alimentos e da água. Mais frequentemente são utilizadas a porção proximal do cólon transverso e a porção livre do sigmoide, mas o segmento intestinal a ser exteriorizado depende do local comprometido do intestino, do tipo de afecção, das condições clínicas do doente e da preferência do cirurgião. Nos primeiros dias após a cirurgia, o estoma pode ficar inchado, mas isso logo regride. Então ele assume uma coloração rósea viva, semelhante à mucosa da boca e, como não tem terminação nervosa, é indolor.
1.4- CUIDADOS:
Evitar carregar peso em excesso,