Ostomias
Uma ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na ligação de uma parte do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário ou outro, a um orifício externo, por onde o tubo será ligado. A este orifício dá-se o nome de estoma. Assim, um estoma permite criar uma comunicação entre um órgão interno e o exterior. Os estomas tomam diferentes nomes, consoante o órgão a que dizem respeito e têm diferentes funções. Existem três tipos de ostomias: de respiração, de alimentação e de eliminação.
Dentro das ostomias de alimentação, existem a jejunostomia e a gastrostomia, que têm como finalidade a alimentação.
Dentro das ostomias de eliminação existem as urinárias e as intestinais.
Estoma Respiratório:
A Traqueostomia é um procedimento cirúrgico no qual uma abertura é feita para dentro da traqueia e uma cânula é inserida dentro dela. | | A traqueostomia pode ser temporária ou permanente. Objetivo:
A traqueostomia é realizada para desviar uma obstrução aérea superior; ajudar na remoção de secreções traqueobrônquicas; permitir o uso por longo prazo da ventilação mecânica; prevenir aspiração das secreções oral e gástrica no paciente inconsciente ou paralisado; substituir o tubo endotraqueal.Existem muitos processos de doenças e distúrbios de emergência que torna necessária a traqueostomia.
Assistência de Enfermagem: * Manter vias aéreas pérvias; Aspirar vias aéreas sempre que for necessário;
* Realizar nebulização conforme necessário, para fluidificar secreção (se prescrito);
* Realizar ausculta pulmonar antes e após o procedimento, certificando da eficácia da técnica;
* Observar o aspecto da secreção;
* Avaliar presença de secreções nas vias aéreas inferiores, e providenciar sua eliminação quando necessário (tosse, drenagem postural, fisioterapia