Assitenca de enfermagem ao paciente ostomizado
1410 palavras
6 páginas
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE OSTOMIZADOEstoma = Ostoma = Ostomia = “boca”
* Comunicação de órgão oco com o exterior. * Finalidade: respirar, drenar, alimentar, excretar. * Tipos:
Respiratório - traqueostomia, pleurostomia
Digestivo - esofagostomia, gastrostomia
Intestinal - ileostomia, jejunostomia, colostomia
Urinário - cistotosmia, nefrostomia, ureteroileostomia
* Classificados de acordo com:
- localização: jejunostomia,ileostomia,colostomia (ascendente, transversa, reto e sigmoide). * Principais indicações para a confecção: neoplasias colorretais (83%), outras neoplasias, trauma abdominal, úlcera por pressão, doença diverticular, outras causas. * tipo de construção: terminais(definitivas), em alça.
* tempo de permanência: temporários, definitivo ou permanente
Fase pré-operatória ambulatório ou unidade de internação ... * Orientações gerais quanto à internação, tipo e preparo para exame * Orientações específicas sobre intervenção cirúrgica * Orientações sobre cuidados pré e pós-operatório imediatos: Teste de hipersensibilidade, Demarcação, Introdução de informações a respeito do auto-cuidado, Visita de ostomizados já reabilitados.
Demarcação - Delimitação dos limites ideais, demarcado com uma caneta especial, com o objetivo de favorecer, durante o ato cirúrgico, a confecção de uma abertura anatomicamente adequada que permita a adaptação de dispositivos para a coleta dos efluentes com o mínimo de desconforto para o paciente.
Fase pós-operatória imediata até 24 horas após a operação * Cuidados gerais em pós-operatório imediato * Cuidados específicos em relação ao ostoma * Verificação das condições do ostoma quanto ao tipo, localização, forma e coloração, identificar as possíveis complicações nesta fase * Verificação da drenagem
Fase pós-operatória mediata fase de internação hospitalar
Considerada a fase mais importante p/ a reabilitação. Instalação ou primeira troca do equipamento adequado.