cuidados com rn
Aleitamento materno
O momento de amamentar faz com que os vínculos de amor se estreitem entre mãe e filho e ainda oferece inúmeras vantagens. O leite materno supre todas as necessidades de água, calorias, proteínas, vitaminas e sais minerais.
No momento da amamentação deve-se escolher um local tranquilo, com pouca luz e pouco barulho. Manter as mãos limpas e efetuar a higiene da aréola com seu próprio leite.
A produção do leite é estimulada pela própria sucção do bebê. Deve-se oferecer os dois peitos a cada mamada, começando sempre pelo que foi oferecido em último lugar na mamada anterior.
A criança deve mamar sempre que quiser e pelo tempo que quiser. O intervalo entre uma mamada e outra pode variar de duas horas e meia a quatro horas.
Após a amamentação, coloque o bebê em posição vertical, apoiado sobre seu peito. Bata suavemente nas costas para que ele arrote. Após arrotar deve deitá-lo de lado, nunca de barriga para cima.
Banho do recém-nascido
O banho é diário, podendo ser dado várias vezes ao dia. A banheira deve ser exclusiva do bebê, com temperatura da água entre 36º e 37º C.
É importante certificar-se de que o cômodo onde você dará o banho no seu bebê é quente e sem corrente de ar e deixar à mão tudo de que precisará. O banho deve durar aproximadamente cinco minutos e a criança deve ser muito bem enxuta, principalmente nas dobrinhas.
Materiais necessários para o banho:
1 banheira ou 1 bacia
Sabonete neutro
1 toalha de banho
Creme hidratante rico em vitamina A e D para evitar assaduras
Fralda de algodão ou descartável
Álcool a 70%
1 Pente ou escova
Coto umbilical
Dentro de 1 a 2 semanas, o coto umbilical se desprende do bebê. Durante o processo, o umbigo deve ser mantido limpo e sem curativos. A limpeza, a cada troca de fralda, deve ser feita com aplicação de álcool a 70% e um cotonete. Na hora do banho, a região pode se molhada normalmente.