Cuidados Básicos e Continuados de Saúde
Docente: Susana Silveira Discente: Ana Sofia Ferreira Antunes Nº2011218 2º Ano Gerontologia Social
Índice
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Cuidados Básicos e Continuados de Saúde II, foi-nos proposta a realização de um portfólio.
Neste portfólio teremos de integrar os conteúdos programáticos leccionados nas aulas com três artigos relacionados com cada conteúdo.
Cada artigo terá de ter uma respectiva síntese na qual focaremos os aspectos mais importantes.
No final será colocada a abordagem do Gerontólogo Social em relação aos temas discutidos ao longo do portfólio.
Capítulo I
Principais Síndromes Geriátricas
Síndrome do Imobilismo
O QUE É?
“A mobilidade é a capacidade de deslocação no meio que nos rodeia, dá-nos autonomia e é um componente essencial na vida do homem” (Vérgara, 2007, pág. 46).
De acordo com o mesmo autor, a síndrome da imobilidade nos idosos define-se como “a diminuição da capacidade para desempenhar as actividades da vida diária, por deterioração das funções motoras”
Entende-se como imobilidade a incapacidade para desempenhar as actividades da vida diária, originada pela deterioração das funções motoras. Traduz-se numa limitação progressiva da mobilidade, que pode chegar a ser completa.
Representa uma das principais causas do comprometimento da qualidade de vida do idoso.
Artigos em Anexo I
Ficha síntese do artigo – Síndrome da Imobilidade (Anexo I)
Este artigo refere quais as categorias de idosos que por norma chegam à Síndrome da Imobilidade, são eles idosos fragilizados, idosos que se submeteram a múltiplas internações, repouso prolongado e forçado, idosos desnutridos vítimas de iatrogenia e de múltiplas comorbidades.
A síndrome da Imobilidade tem diversas causas, doenças osteoarticulares (sequelas de fracturas, doenças reumáticas, metástases), doenças