Cuidado Escola
Com o presente trabalho tenho como objetivo poder refletir à respeito de algumas problematizações que envolvem e influenciam o meio escolar. Principalmente porque, estando a escola inserida em um ambiente, dificilmente poder-se-ia pensar em relação a mesma isoladamente pois, ela é o principal meio de acesso e de preparação das novas gerações para a vida adulta.
Hoje, fala-se dos sérios e complexos problemas que são realidade no cotidiano das escolas porém, muitas vezes, eles são reflexo da problemática do contexto social onde a escola se faz presente. Dentre eles, podem ser citados: a falta de limites, a perda de valores, o aumento da violência (...) entre tantos outros. Assim, em certas circunstâncias ela acaba por ser vítima do processo social. “Fala-se da crise da escola como se ela existisse desgarrada do contexto histórico-social, econômico e político da sociedade concreta onde atua; (...)” (Paulo Freire, 1980).
As dificuldades escolares podem, em um primeiro momento, parecerem “fáceis” de serem resolvidas, ou mesmo encaradas como “normais”, inclusas na dinâmica escolar. Entretanto, a escola, por sua vez, dificilmente tornar-se-á isenta destes problemas, mesmo porque é por intermédio das “turbulências” que ela poderá romper paradigmas e verdadeiramente crescer e ser auxiliadora no crescimento do aluno, do professor, enfim, da própria comunidade escolar.
O preocupante é que esses problemas estão crescendo e tendem a agravar a situação, principalmente porque surgem dia a dia novos obstáculos que necessitam ser decodificados, entendidos e ultrapassados.
A escola por estar inserida em um contexto social é perpassada por seus valores, padrões “normais” e normativos, não deixando de ser uma extensão desse processo do qual a sociedade também é ativadora e responsável. “Qualquer que seja a sociedade, a função da educação é sempre a de preparar as novas gerações para a vida adulta, para a vida no mundo dos