Cubismo
Indicação Bibliográfica : Banhm , Reyner. Teoria e Projeto , Na primeira era da máquina.
Em 1920 o concreto armado revolucionou os processos de construção , então a partir dessa data , cria-se uma nova estética , as formas são profundamentes modificadas.
Os americanos por um longo período utilizou o ferro em suas construções como principal material .
No Cubismo eles evitam as abóbodas , e em geral as formas curvas em secção , mas frequentemente usavam formas curvas no plano.
Essa linguagem arquitetônica deve ter sofrido influências externas as tradições racionalistas e acadêmicas , e ao menos duas dessas influências podem ser facilmente identificadas . Uma consiste no negócio concreto de construções em Paris e a outra é da tradição cubista nas artes visuais .
Alguns de seus artistas como na obra de Gris, visualiza sensivelmente o emrepgo de grades estruturais e sistemas proporcionais .Já para Raymond, visualizamos em suas obras tendências arquitetônicas e Fernand Léger experiência em desenho técnico.
Somente em conjunto com idéias futuristas que o Cubismo pode dar alguma contribuição significativa a corrente principal.
O traço peculiar dado a estética cubo-futurista por Duchamp , em Moinho de Café , revela sua mecânica , como numa visão ampliada de um manual de instruções.
Na fase seguinte , ambas as alas do Cubismo trabalham para eliminar a diferenciação entre pintura e tema.
O tema torna-se sem qualquer transformação ou qualificação o objeto apresentado para que seja visto pelo publico .
A intenção principal também era diminuar o status “ arte” , como Duchamp mesmo conferiu que um simples objeto produzido em série ( vaso sanitário) , apresentado em uma galeria de arte , teve muito mais impacto que obras de muitos futuristas apresentadas na época.
Como a proposição feita por Platão “ beleza absoluta reside nos objetos geométricos e manufaturados”
Apresenta-se então uma mudança drástica do status obra de arte , a