Cuba
OBS.: esta viagem eu fiz em novembro de 2008, então é possível que em algum momento, os valores que eu coloquei aqui possam alterar.
Bem, não fui com pacotes, agências, etc. Fiz tudo mais ou menos independente, tive muita ajuda das amigas Juliana e Maria Leite (Orkut)!!! Não deixem nenhum eletrônico nas malas, levem na bagagem de mão. Curtam bastante porque provavelmente vocês vão adorar cada minuto lá! Eu amei!!! Ah, leiam bem o guia da Maria (http://guiadecuba.webs.com/)!
Passagem e visto
A passagem aérea, comprei na Copa Airlines, em uma loja em Copacabana, mas nos aeroportos tb pode comprar. As tarifas podem ser consultadas pelo site:
http://res.copaair.com/itd/itd/Air?_channelLocale=pt
O visto para turista é muito simples. Na hora do check-in é só dizer que quer comprar o visto para Cuba (se por um azar esquecer, acho que pode ainda comprar no aeroporto do Panamá, na conexão, já que para o Panamá não precisa de visto). O visto (é um cartão simples) custou R$46,00 e deve ser preenchido antes de chegar a Cuba. No Panamá eles pedem na hora do embarque para Havana e carimbam (mesmo que não esteja ainda preenchido). Não há nenhum carimbo no passaporte! Na volta, esse mesmo visto será entregue na saída do país e, além disso, se paga uma taxa de 25 CUC, então, reserve este dinheiro para a volta.
Pode acontecer (aconteceu comigo) de na chegada ter uns cães farejadores que buscam drogas. São bem dóceis, labradores em geral. Não se assustem, achei uma ação importante para que não haja a entrada de drogas no país, o que é ótimo!!!
Dinheiro
É preciso entender que em Cuba a moeda que os turistas usam é o CUC (peso conversível) e a moeda que a população usa é o peso cubano (e o CUC tb!). Esqueçam o peso cubano, pois para quem vai a passeio nada é nesta moeda! Este sistema é uma forma de não aumentar os preços dos produtos para os cubanos.
De forma geral, com poucas variações, 1 euro = 1,20 CUC e 1 dólar =