CTNBio
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CTNBio
Comissão Técnica Nacional de Biossegurança
Trabalho apresentado ao professor Pablo Murta Baião Albino como parte das exigências para complementação da disciplina DAD 301 – Gestão de Agronegócio.
Equipe: Matrícula Raquel Moreira Carvalho 1241 André Sanglard 2115
Viçosa – Minas Gerais
Setembro 2013
Introdução
Este trabalho realizado envolverá a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), sendo o mesmo, um espaço fundamental de decisão no que se refere à liberação dos organismos geneticamente modificados (OGMs) no Brasil. Trata-se de uma instância científica criada para avaliar a biotecnologia e a biossegurança, cuja atuação tem sido marcada pela presença de fortes embates científicos e políticos em torno de diferentes interpretações dadas ao princípio da precaução. Contudo, os embates que ocorrem no interior da comissão são atravessados por um vasto conjunto de interesses sociopolíticos que podem ser observados a partir de seu ordenamento institucional. Dessa forma, a partir de seu arranjo institucional, a CTNBio se constitui como um espaço atravessado por forças sociopolíticas que, em última instância, tem definido os destinos da agricultura e do próprio consumo alimentar no Brasil.
Histórico da CTNBio
A partir da década de 1990, as sementes geneticamente modificadas pelo processo de DNA recombinante entraram de vez no mercado de sementes. As incertezas e riscos por essa nova tecnologia motivaram a comunidade científica, a sociedade civil e os próprios governos de alguns países a elaborarem leis de biossegurança para