Crônica e romance no pré-modernismo / seminário e debate regrado
– 4º bimestre da 2ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO –
EIXO BIMESTRAL: EIXO BIMESTRAL:
CRÔNICA E ROMANCE NO PRÉ-MODERNISMO /
SEMINÁRIO E DEBATE REGRADO
TEXTO GERADOR I
São Paulo, 31 de outubro de 2002.
À Induscar S.A.
Desejo comunicar minha insatisfação com os serviços de atendimento ao cliente e garantia. Meu veiculo, um Vesúvio Turbo 2.2 2001/2001, chassi 87D3768449585756, se encontra na concessionária Stop, na Av. Belém, em São Paulo.
Levei esse veículo para a concessionária em questão no dia 23/10/02, para revisão programada dos 20.000 km. Dois dias depois, comunicaram-me a necessidade da substituição da embreagem e me enviaram um fax do orçamento.
Intriga-me o fato de ter levado esse veiculo diversas vezes à Stop nos últimos 12 meses, por motivos diversos. A meu ver houve negligência por parte de algum funcionário, que manobrou ou testou o carro e não notou esse “problema” na embreagem, a não ser agora. No mesmo dia do recebimento do orçamento, contatei o atendimento ao cliente, registrando minha queixa. Até esta data, porém, não obtive retorno ou resposta.
Gostaria que vocês reconsiderassem sua posição e tratassem este caso com muita atenção, cuidado e respeito, para que mantivéssemos uma relação fornecedor-cliente boa e duradoura.
Aguardo seu contato,
Cássio Martins
ATIVIDADE DE LEITURA
O texto apresentado trata-se de uma carta argumentativa, apresentando o objeto de reclamação, expondo seus argumentos, descrevendo fatos que motivam e fundamentam a reclamação ou solicitação.
Questão 1:
Com base nessas informações qual foi o argumento usado pelo consumidor a empresa Induscar S. A.?
Habilidade trabalhada:
Reconhecer a importância dos argumentos para a defesa e consistência dos pontos de vista defendidos.
Resposta comentada:
A carta argumentativa é um texto que, como a própria nomenclatura revela, pauta-se por persuadir o interlocutor por meio dos argumentos por ela atribuídos. A intencionalidade