Fichamento texto e textualidade
DEPARTAMENTO DE LETRAS
BACHARELADO EM DIREITO
Linguagem e Comunicação Jurídica
Professora Ruzileide
Fichamento
Texto e textualidade
Tharyk Armo Vale Ferreira
Goiânia
2013
Texto e textualidade
* O que é texto?
Pode-se definir texto ou discurso, como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. O texto é considerado uma unidade de linguagem em uso, cumprindo função identificável num dado jogo de atuação sociocomunicativa. * O que é textualidade?
Chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases. * Coerência e coesão
A coerência é considerada o fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto. Envolve não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos. Um discurso é aceito como coerente quando apresenta uma configuração conceitual compatível com o conhecimento de mundo do recebedor.
A coesão é a manifestação linguística da coerência, advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual, é responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.
* Os fatores pragmáticos da textualidade
Existem cinco fatores pragmáticos da textualidade, são eles: 1. Intencionalidade: Consiste ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa. 2. Aceitabilidade: Consiste à expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrências com que se defronta seja um texto coerente, coeso, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objetos do produtor. 3. Situacionalidade: Que diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que