Crítica Sobre O Filme Além Das Eleições
Terapia Comunitária
(Identificar a atividade comunitária no filme: Terapia Comunitária)
Terapia Comunitária A terapia em comunitária é um processo terapêutico que visa desenvolver a saúde mental. Um espaço aberto como forma de inclusão, para valorização das diferenças do individuo, com o intuito de trazer benefícios para comunidade. É um espaço de acolhimento e tratamento do sofrimento do cotidiano antes que vire uma doença. Por isso esse espaço se torna capaz de expressão o sofrimento, e das situações de crise, devido a liberdade que lhe é proporcionada.
A Terapia Comunitária e suas ações incentivam a responsabilidade na busca de novas alternativas existenciais e promove mudanças fundamentadas em atitudes básicas: Acolhimento respeitoso, Formação de vínculos e Empoderamento das pessoas.
Por ser um trabalho em grupo, atinge um grande número de pessoas, abrangendo questões individuais, familiares, institucionais e sociais. Alguns objetivos da Terapia Comunitária merecem ser lembrados no contexto do trabalho: redescobrir e reforçar a confiança em cada indivíduo diante de sua capacidade de evoluir e de se desenvolver como pessoa; reforçar a auto-estima individual e coletiva; reforçar a dinâmica interna de cada indivíduo promovendo as potencialidades e a autonomia Percebemos no filme, que na terapia comunitária qualquer um que sentir vontade pode falar desabafar um incômodo, o que está lhe tirando o sono. A partir daí, as outras pessoas podem perguntar para compreender melhor o caso e compartilhar suas experiências. E, é a partir desse leque de relatos, que cada um vai tirando o que é proveitoso para sua experiência individual, para lidar melhor ou mudar de perspectiva em relação aos seus próprios problemas. Portanto, Neste contexto, os terapeutas comunitários atuam como mediadores.
Portanto, podemos perceber que a atividade comunitária traz a inserção e o resgate da identidade cultural, pois sua finalidade é desenvolver