Créditos de carbono
O aquecimento global é uma das principais causas do efeito estufa. Um fenômeno climático de grande extensão ligado a um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. A razão deste aumento de temperatura é objeto de análise por parte de cientistas de todo o mundo, que acreditam que esse aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa.
A Terra recebe a radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global do planeta.
Ou seja, o efeito de estufa não só é causado pela emissão de gases, como também pelas partículas finas, que retêm o calor.
Várias consequências estão ligadas ao aquecimento da Terra: Degelo das calotes polares, o que leva a uma falta de água doce na população, à elevação do nível médio das águas do mar (podendo haver inundações e a costa ficar submersa) e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Vagas de Calor, maior temperatura na origem de fortes tempestades, furacões, tornados, havendo destruição, mortes. Evaporação dos oceanos e continentes, quando a temperatura da água aumenta, aumenta também a velocidade do vento e há mais evaporação. Ecossistemas desequilibrados e condições de vida do Planeta afetadas: falta de alimentos, muitas extinções, alterações dos ciclos reprodutivos dos seres vivos, branqueamento dos corais, novas doenças, falta de habitat.
As principais causas do aquecimento são todas as relacionadas com poluição, desmatamento lixos que são jogados em locais indevidos.
As soluções são inúmeras e muitas vezes inutilizadas e despercebidas por alguns países, já que algumas dessas soluções estão negativamente ligadas à economia, gerando uma ideia de grandes gastos e poucos lucros:
- Diminuição