CRUZANDO OS DEDOS E UTILIZANDO AS DIGITAIS RESUMO DA PALESTRA
Palestra ministrada pelo professor Bruno Cesar dos Santos no dia 25 de agosto de 2012.
Inicia-se a palestra nos mostrando que com o avanço da tecnologia melhorou o método de ensino e assim a facilidade e maior interesse no aprendizado. Mas também existe o desinteresse em “construir” os próprios trabalhos escolares, hoje em dia muitos alunos utilizam a internet apenas para copiar tudo oque precisam, não se dão ao ‘trabalho’ nem de ler oque estão copiando, quanto menos tirar aquilo como base e fazer um trabalho com suas próprias palavras.
As crianças de hoje em dia com 3, 4 anos já usam o computador com grande facilidade, mas engana-se quem pensa que isso as faz mais inteligentes que as crianças “de antigamente”, só fazem isso porque já cresceram aprendendo a brincar no computador e são alfabetizadas no mesmo. Isso faz ficar cada vez mais escasso alguns serviços necessários como eletricista, encanador, serviços de limpeza, só nos mostra que as de hoje em dia tem outras habilidades.
No segundo bloco é falado sobre os tipos de comunicação e são citadas algumas etapas:
- Etapa 1 (por Roger Chartier) – É impossível avaliar qualquer obra sem considerar a materialidade de seu suporte.
- Etapa 2 (por Harry Pross) – “Investigação de Mídia” que divide-se em 3 tipos de mídia:
*Mídia Primária – situação em que o corpo é o principal meio de comunicação. Ex.: fila de ônibus.
*Mídia Secundária – a qual um corpo utiliza uma ferramenta para se comunicar com o outro. Ex.: o ato de ler e de escrever.
*Mídia Terciaria – quando dois corpos utilizam a mesma ferramenta para se comunicarem. Ex.: a eletricidade, o rádio, o celular
- Etapa 3 (por Axel Bruns) – Produto e Produso. Ex.: vídeos que você faz e coloca na web.
- Etapa 4 (por Henry Jenkins) – Experiências narrativas que se expandem em vários meios e/ou plataformas. Ex.: computador, revista, televisão, etc...
- Etapa 5 (por Mikhail Bakthtin) – Diálogo – é uma categoria ampla que inclui