Cruzadas
Professora : Alessandra D. do Prado BruderDisciplina – historia
Aluno(a) Ana Julia Klettenberg
CRUZADAS
Eram expedições formadas sobre o comando da igreja, eles queriam recuperar Jerusalém, que se encontrava sobre o domínio dos turcos. Jerusalém a terra santa pertencia aos árabes ate o século XI eles permitiam as peregrinações ate a terra santa, mais no final do mesmo século, povos da Ásia central, os turcos tomaram Jerusalém e eles proibiram os cristãos a irem a Jerusalém, o objetivo de algumas pessoas a irem era para alcançar a graça divina, absolver os seus pecados.
A primeira cruzada mais conhecida como “cruzada popular ou cruzada dos mendigos” era formada por pobres, crianças e mulheres.
As cruzadas permitiam também intensa troca comercial e cultural. RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Os historiadores concorda que o feudalismo só alcançou o seu pleno estabelecimento na Europa Ocidental por volta do século X .fato de ser bastante comum encontrar quem afirme que, entre os séculos XI e XII o feudalismo atingiu o seu auge.
Juntamente com a vida eminentemente rural baseada em uma economia agrária de subsistência, que caracterizou o feudalismo, a importância das cidades e das atividades mercantes foi ressurgindo. Chamar esse processo de renascimento comercial e urbano significa que há algo que já havia existido voltou a existir. Pelas rotas comerciais, terrestres e marítimas, tecidos finos, especiarias variadas, perfumes e tapetes e, ate mesmo, escravos, eram transportados da Ásia para Europa desde os últimos séculos. Na região de Jerusalém, assim como nos territórios bizantinos, o comercio permaneceu, por todo o período, como uma importante atividade econômica.
Na época das cruzadas a maioria dos produtos orientais era inacessível ao mundo feudal
No litoral do mar do norte, comercializavam intensamente com judeus, bizantinos e mulçumanos
Com o tempo, as transações comerciais foram se intensificando e, com elas, alguns