Crupe
Curso Técnico em Radiologia
Radiopatologias - 2° Semestre
Crupe
Sheila S. Gusmão
Viviane F. Bassols
Professor Ubiratan Vianna
Dezembro de 2014, Porto Alegre, RS
Introdução
Crupe é o termo utilizado na área da saúde para doenças agudas do trato respiratório, cujos sintomas assemelham-se e acometem, principalmente, crianças de 6 meses a 7 anos. Dentre as patologias, estão: a difteria, a epiglotite, a laringite aguda, a traqueíte bacteriana (crupe pseudomembranosa), a laringotraqueobronquite, entre outras.
No referido trabalho, abordaremos a laringotrequeobronquite, principalmente, por ser (dentre as patologias classificadas) a patologia mais conhecida pelo termo crupe.
Laringotrequeobronquite (crupe viral)
A crupe viral é uma infecção que se inicia nas vias respiratórias superiores e dissemina-se para as porções inferiores (laringe, traqueia e brônquios), agravando, assim, o quadro. A infecção inflama a membrana que reveste os canais respiratórios, pelo que estes se estreitam e torna-se difícil respirar. A doença pode ser classificada de acordo com o grau de extensão do acometimento das vias aéreas, se a ela restringir-se somente a laringe, chama-se laringite, caracterizada principalmente por rouquidão e tosse ladrante. Se afetar a laringe e traquéia, chama-se laringotraqueíte. E, por fim, se a laringe, traquéia e brônquios forem comprometidos, passará para a Laringotraqueobronquite.
Causas
Como o próprio nome demonstra, essa doença é causada por vírus. São transmitidos pelo ar através de gotículas de saliva. A patologia atinge, principalmente, crianças de 6 meses a 7 anos, pois nessa fase ocorre os primeiros contatos com os vírus que a desencadeiam. Os agentes causadores podem ser:
- Vírus Respiratório Sincial;
- Vírus da Rubéola;
- Adenovírus;
- Influenza A;
- Parainfluenza I e II (principalmente)
Sintomas