origem da vida
Com a melhoria do estudo cientifico, a partir do século xviii, começaram as especulações sobre a origem da vida no planeta Terra. Um grande contribuinte com suas experiências foi o francês Louis Pasteur. Pasteur com suas experiências deixou para trás as teorias sobre as quais os seres vivos vinham da geração espontânea e também a teoria de Darwin.
Abiogênese VS Biogênese
Abiogênese ou geração espontânea de forma geral era o estudo da origem da vida vindo da matéria sem vida.
Biogênese defende a idéia de que a matéria viva sempre procede da matéria viva.
Aristóteles defendia a abiogênese, por ser filosofo e exerce grande influencia na sociedade de sua época muitas pessoas foram levadas a acreditar na abiogênese também. Ele foi tão influente que René Descartes e Isaac Newton adotaram essa idéia da criação espontânea. Jan Baptista van Helmont, foi um medico de Bruxelas e também pesquisador de plantas. Ele criou uma forma de produzir ratos através da abiogênese. Ele disse que se colocasse grãos de trigo, camisas sujas em um local quieto e iluminado, o resultado depois de vinte e um dias seriam ratos.
A abiogênese não perdurou muito, mas com a expansão da sabedoria cientifica e criteriosos testes, cientistas como Redi, Pasteur e Spallanzani forneceram evidencias de que seres vivos surgem apenas pelo ato de reprodução de sua própria espécie.
- Francisco Redi
Foi um dos primeiros a fazer experimentos científicos sobre a origem da vida, por volta de xvii. O conhecimento de sua época acreditava que, larvas se formavam normalmente através da carne em putrefação. Em sua experiência, Redi utilizou frascos dos quais pôs carne em putrefação. Fechou alguns deles, outros ele deixou aberto e nos demais colocou gaze. Nos frascos abertos se desenvolveram lavas e também nos frascos com gaze, se desenvolveram larvas sobre a gaze. Nos frascos fechados, não ocorreu o surgimento de larvas. Isso provava que a abiogênese estava errada, mas não foi o