CROSSDOCKING
Nome: Letícia Rodrigues Guimarães
Campus: Asa Sul
Profº: Antônio Carlos
Disciplina: Armazenagem
INTRODUÇÃO
As constantes mudanças no mercado levaram a um redirecionamento do foco empresarial para o consumidor final. Assim, as formas tradicionais de distribuição que “empurravam” a produção para o mercado, passaram a ser substituídas por novas formas onde o abastecimento é “puxado” pela necessidade de mercado. Surge então, com o objetivo de reduzir o nível dos estoques e realizar entregas frequentes em pequenas quantidades, e com custo operacional reduzido, o sistema de distribuição cross docking. A aplicação deste sistema busca reduzir ou eliminar a estocagem e o picking, diminuindo as operações de manuseio. O cross docking trabalha com pedidos de ordens dos clientes em menores quantidades, entregues em ritmo mais frequente, mantendo o nível de serviço ao cliente.
CROSSDOCKING
Crossdocking ou cross-docking é um processo de distribuição em que a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia. Tudo isto faz diminuir o tempo e o throughput time tem têndencia a ser diminuído.
O termo de origem anglófona designa um processo utilizado na distribuição de produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade, em que estes não são estocados, apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.
Na prática, as operações de crossdocking requerem grandes estágios, onde os materiais são classificados, consolidados e armazenados por pouco tempo ou não armazenados. Após esses estágios os produtos estarão prontos para distribuição. Crossdocking é usado para diminuir o armazenamento, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante.
O crossdocking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são