CROSS DOKING
Atualmente a fim de buscar agilidade e minimizar custos , algumas empresas tem adotado o sistema Crossdocking que é usado para diminuir o tempo de armazenamento de produtos, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante. Desta forma permite uma companhia acelerar o fluxo dos produtos para o consumidor.
Será apresentado conceitos que é a movimentação de produtos de um fornecedor através de um centro de distribuição e estratégias adotadas e aprimoradas , vantagens e desvantagens de companhias que adotam o sistema Crossdoking ,que pode ser genericamente entendido como “atravessamento de docas.”
Cross docking
Crossdocking é um termo utilizado na operação logística que define uma atividade executada em armazéns e Centros de Distribuição.
O processo comum de um armazém é receber, estocar, separar e expedir materiais. Quando se pratica o Crossdocking os materiais não passam pelo estoque, são destinados do ponto de recebimento diretamente ao ponto de separação ou expedição.
Para o correto funcionamento deste processo requer-se grande esforço e planejamento para a sincronização das atividades. Quando bem sucedido, reduz os custos de manutenção de estoque, a manipulação de materiais e o tempo dedicado a operação.
Na prática, as operações de Crossdocking requerem grandes estágios, onde os materiais são classificados, consolidados e armazenados por pouco tempo ou não armazenados, não são estocados. Após esses estágios os produtos estarão prontos para distribuição. A mercadoria é preparada para o carregamento e distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor imediatamente, ou, pelo menos, o mais rapidamente possível. O Crossdocking consiste na transferência ou movimento dos produtos ou mercadorias do ponto de recebimento ou recepção, diretamente para o ponto de expedição e entrega, com tempo em estoque limitado ou se possível nulo, permitindo que os responsáveis pelos centros de distribuição se concentrem no fluxo de