GENTE DO RETINOBLASOMA E GENE SUPRESSOR DE TUMOR
1396 palavras
6 páginas
Genes Supressores de Tumor e Gene do RetinoblastomaPaulo Henrique Cavalcante
Rafaela Teixeira Silva
Vanessa Rodrigues Zanqueta
Genes Supressores de Tumor
É um gene que reduz a probabilidade de uma célula se tornar tumor, a mutação ou deleção desse gene irá aumentar a probabilidade de formação de um tumor, estes genes codificam proteínas que possuem um papel importante na regulação do ciclo celular e apoptose (morte celular). Por uma definição operacional, os genes supressores de tumor são elementos genéticos cuja perda ou inativação permite à célula apresentar algum dos vários fenótipos da transformação neoplásica. Neoplasias como retinoblastoma, tumor de Wilms, meningioma, neurinoma de acustico etc., podem ter uma perda genética de ambos os alelos de um dado gene. A ação recessiva de alelos mutantes de genes supressores de tumor permite que os efeitos resultantes sejam retardados por longos períodos de tempo após a concepção.
A função dessas proteínas pode ser observada em 4 exemplos.
1- Supressão de Genes essenciais para a ocorrência do ciclo celular; se os genes não forem ativados o ciclo é interrompido inibindo o ciclo celular.
2- É algum dano no DNA, se ocorrer o reparo o ciclo pode continuar se não sofrer apoptose(morte celular)
3- Algumas proteínas com adesão celular impede a metástase de células tumorais
4- Proteínas de reparo de DNA também são classificadas como supressoras de tumor, isso se deve ao fato de que mutações nos genes que as modificam aumentam o risco de câncer. No retino blastoma o gene supressor de tumor conhecido é RB1
GENE DO RETINOBLASTOMA
Retinoblastoma (Rb) é um rápido desenvolvimento de câncer que se desenvolve a partir das células imaturas de retina, e é o tumor maligno mais comum do olho em crianças.
O acumulo de mutações em uma linhagem somática que inibem a morte celular e aceleram a proliferação desordenadamente , sendo assim um fator causador do câncer.
CICLO CELULAR
O ciclo celular do gene do