Cronogrma para montagem do tcc

5917 palavras 24 páginas
A Ferramenta 5S e suas Implicações na Gestão da Qualidade Total
Renato Campos (UNESP) rcampos@feb.unesp.br
Luís Carlos Queiroz de Oliveira (PETROBRAS) lcqo@petrobras
Bruno dos Santos Silvestre (PUC/RJ) bruss@ind.puc-rio.br
Ailton da Silva Ferreira (UENF) ailton_silva_ferre@ig.com.br

Resumo
Este trabalho tem por finalidade mostrar como a implementação do método do 5S pode favorecer as empresas que desejam adotar a Gestão da Qualidade Total (GQT). Além disso, visa enfatizar as características, os benefícios e as dificuldades dessa ferramenta desenvolvida no Japão e adotada por muitas empresas em todo mundo, buscando propalar como este método pode ser usado como alavanca para os processos de mudança organizacional, em específico os processos de gestão da qualidade. Dois estudos de caso são contemplados neste trabalho: a implementação do 5S em duas grandes empresas - uma distribuidora de combustíveis e outra do ramo de papel e celuloso. Nos dois casos, o método serve de vetor para mudanças organizacionais inerentes a cada um dos ramos de atividades.
Palavras chaves: Método do 5S; Gestão da Qualidade Total; processo de melhoria continua.

1. Introdução
As formas de organização encontradas até a primeira metade do século, têm-se tornado ineficaz à medida que se instala um ambiente turbulento (com a importância das inovações tecnológicas, das fusões empresariais, da abertura de mercados, do surgimento de novos modelos de gestão empresarial, etc). “Os altos níveis de interdependência, complexidade e incerteza agora encontradas no ambiente mundial ultrapassam os limites dentro dos quais a burocracia tecnocrata foi projetada para operar” (TRIST, 1981, p.40).
No Pós-Guerra, o Japão se encontrava em uma situação muito complicada. O país tinha que superar a escassez de recursos naturais e, ainda encontrava barreiras industriais muito grandes.
Suas exportações eram limitadas no cenário mundial, pois seus produtos eram inferiores aos europeus e aos

Relacionados