Cronograma para eleição da cipa 2013
1 – CONCEITO E IMPORTÂNCIA
A inspeção de segurança consiste na observação cuidadosa dos ambientes de trabalho, com o fim de descobrir, identificar riscos que poderão transformar-se em causas de acidentes do trabalho e também com o objetivo prático de tomar ou propor medidas que impeçam a ação desses riscos.
A inspeção de segurança se antecipa aos possíveis acidentes, mas quando repetidas, alcançam outros resultados: favorecem formação e o fortalecimento do espírito prevencionista que os empregados precisam ter; servem de exemplo para que os próprios trabalhadores exerçam, em seus serviços, controles de segurança; proporcionam uma cooperação mais aprofundada entre os Serviços Especializados e CIPA’s e os diversos setores da empresa; dão aos empregados a certeza de que a direção da empresa e o poder público (no caso das inspeções oficiais ) têm interesse na segurança do trabalho.
MODALIDADES DE INSPEÇÃO
• Inspeção geral:
Quando abrangem áreas geograficamente distintas da empresa ou toda a empresa , com o objetivo de vistoriar de um modo geral os aspectos de segurança e da higiene do trabalho.
• Inspeção Parcial
São aquelas que se limitam à parte da área total , de determinadas atividades ou a certos equipamentos ou máquinas existentes, dividindo-se em :
B1) Inspeção de rotina
São as mais comuns , estão sempre na ordem do dia das atividades de várias pessoas , como por exemplo: técnicos de segurança , supervisores trabalhadores , pessoal de manutenção e membros da CIPATR.
B2) Inspeção periódica / manutenção preventiva
São as efetuadas a intervalos regulares , de acordo com programas previamente estabelecidos para cada caso . Em alguns casos é instituída por lei , como no caso de caldeiras , fornos , extintores, pessoal de manutenção e membros da CIPA.
B3) Inspeção programada
É realizada seguindo uma determinada ordem de datas , horários e locais.
B4) Inspeção eventual
São as efetuadas