cromo
A principal fonte de obtenção de cromo é o minério de ferro cromado.
O cromo é preparado por dois processos, de acordo com o fim a que se destina. Necessitando-se o metal em massa, prepara-se pelo processo da “aluminotermia”; quando se requer sob a forma de revestimento de cromo, ele é obtido por eletrólise.
Obtêm-se cromo a partir da cromita (FeCr2O4). O Cromo é obtido comercialmente aquecendo a cromita em presença de alumínio ou silíciomediante um processo de redução.
Localização das principais jazidas desses minérios no Brasil e no mundo:
Localização das principais jazidas desses minérios no Brasil e no mundo:
A cromita é extraída na África do Sul, Cazaquistão, Índia eTurquia. No Brasil nós temos a Província Mineral de Carajás (Pará) onde são encontrados, além de ferro, ouro, prata, níquel, cromo, manganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio.
Transformações químicas envolvidas no processo de obtenção desse metal:
o uso mais importante do cromo é a produção de ácidos especiais. Ele é adicionado ao aço sob a forma de liga com o ferro, conhecido como ferro-cromo (contendo 40 a 80% de cromo), que se prepara quer pelo processo da aluminotermia, quer reduzindo-se uma mistura de óxidos de ferro e de cromo, num forno elétrico, com carbono.
O cromo é obtido em duas formas: ferrocromo e o metal cromo puro, dependendo do uso que se destina. O ferrocromo é uma liga contendo Fe, Cr,e C. FeCr2O4 + C = (forno elétrico) => (Fe + 2Cr) + 4CO.
Diversas etapas são necessárias para a obtenção do cromo puro.
O cromo forma três óxidos bem definidos: Óxido Cromoso (CrO), Sesquióxido de Cromo ou Óxido Crômico (Cr2O3) e o Trióxido de Cromo (CrO3).
Além destes, mencionaram-se diversos óxidos, intermediários entre o sesquióxido e o trióxido, considerados como cromatos de cromo (p. ex., Cr3O6), porém, sua resistência individual é muito duvidosa.
Obtém-se o óxido cromoso, CrO, sob a forma de um pó negro, aquecendo amálgama de