Cromo
O cromo ou crômio ( do grego "chrôma", cor ) é um elemento químico símbolo Cr , número atômico 24 ( 24 prótons e 24 elétrons ) e massa atômica 52 u, sólido em temperatura ambiente.
É um metal encontrado no grupo 6 ( 6B ) da Classificação Periódica dos Elementos, empregado especialmente em metalurgia em processos denominados eletrodeposição. Alguns de seus óxidos e cromatos são usados como corantes.
Embora o Cromo não seja um "elemento mágico", sua adição nos chamados aços nobre lhes confere características especiais, sempre desejáveis em itens de Cutelaria Fina. Assim: uma quantidade pequena (algo entre 0.25 e 0.50%) aumenta naturalmente a dureza, bem como reduz a presença de "pontos brandos", moles, comuns a certos aços; uma quantidade moderada (algo como de 0.8 a 1.25%) retarda consideravelmente a oxidação e a ação da corrosão; adicionalmente, um aço com essas porcentagens de Cromo será mais resistente à ação de agentes externos, tais como ácidos e outros elementos químicos que possam ocasionar manchas; uma grande quantidade (a partir de 4%) aumenta a resistência à abrasão; acima de 11% tem-se considerável aumento da resistência a manchas e oxidação.
O cromo é utilizado na produção de ligas metálicas, estruturas da construção civil, fertilizantes, tintas, pigmentos, curtumes, preservativos para madeira, entre outros usos. A maioria das águas superficiais contem entre 1 e 10 µg/L de cromo. A concentração do metal na água subterrânea geralmente é baixa
(< 1 µg/L). Na forma trivalente, o cromo é essencial ao metabolismo humano e sua carência causa doenças. Na forma hexavalente, é tóxico e cancerígeno.
Os limites máximos são estabelecidos basicamente em função do cromo hexavalente. A Portaria 518/04 estabelece um valor máximo permitido de 0,05 mg/L de cromo na água