Cromatografia
Atualmente encontramos diversos tipos de análises físico-químicas, com as mais diversas finalidades e métodos. A utilização desses método variam de acordo com a necessidade, finalidade e possibilidade de cada área. Neste trabalho iremos abordar três tipo de análises fundamentais no campo biomédico: a cromatografia, espectroscopia (ou espectrometria) e eletroforese. Cada um desses métodos analíticos possuem sua importância e podem ser utilizados em muitos setores de análises biomédicas. São aplicados à indústria de alimentos, laboratórios de análises clínicas, indústria farmacêutica, campo ambiental, entre outros.
Com o desenvolvimento dessas técnicas, tornou-se possível muitos avanços nas áreas citadas, com a quantificação e separação de substâncias, pela cromatografia, o auxílio na identificação de pessoas, com a eletroforese e a análise de pureza e de concentração das substâncias através da espectrometria.
Através do desenvolvimento de tais métodos, podemos contar com uma facilidade na identificação de compostos dos mais variado tipos, com o suporte de técnicas que permitem rapidez e agilidade nas mais diversas necessidades em identificação qualitativa e quantitativa.
Podemos descrever o largo uso da espectroscopia e cromatografia na indústria, em diversos setores auxiliando no controle de qualidade e desenvolvimento químico de materiais. Assim como é altamente relevante o uso da eletroforese em laboratórios de análises clínicas, no auxílio a identificação de paternidade, no reconhecimento de autorias criminais, assim como outros empregos a este método.
No decorrer deste trabalho, explanaremos cada tipo de análise com um pouco de sua história, método e aplicações.
2 CROMATOGRAFIA
Temos diversos tipos de separação cromatográfica sendo aplicados em diversos laboratórios. Dentro da cromatografia há metodologias que podem ser tão simples a ponto de serem aplicadas sem a necessidade de ser um perito, por exemplo, como também os de