Cromatografia
Segundo a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), "a cromatografia é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel. A fase móvel pode ser líquida ou gasosa.
O que é a fase estacionária e a fase móvel?
Bom, os nomes são auto-explicativos, mas tentarei exemplificar mais. Por hora esqueça os componentes da mistura que você quer separar e pense no sistema. A "parte" fixa é a fase estacionária e o eluente ("parte" móvel) é a fase móvel. De acordo com a polaridade dos componentes da sua amostra, eles ou interagirão mais com a fase estacionária ou com a fase móvel (na maioria das vezes mais apolar que a fase estacionária).
A fase estacionária possui conceitos previamente estabelecidos, ou seja, se essa fase for mais polar que a fase móvel ela é chamada de fase normal (nessa fase é muito utilizada a sílica gel, alumina e celite). Se a fase estacionária for mais apolar que a fase móvel é chamada de fase reversa (fase estacionária quimicamente ligada). Dessa forma, dependendo da fase estacionária que está sendo utilizada, a substância mais retida ou é mais polar ou mais apolar. Na figura 1 temos um exemplo utilizando a CCD.
Figura 1: Cromatograma obtido por CCD no qual se pode observar a diferença de afinidade das substâncias 1 e 2 pela fase estacionária. Considerando o uso da sílica gel como fase estacionária, a substância 1 ficou mais retida, isso significa que ela é mais polar que a substância 2, que por sua vez conseguiu uma distância maior devido a sua menor interação com a fase estacionária.
O que é eluição? O que é um eluente?
Eluição é a corrida cromatográfica propriamente dita.
Já o eluente "pode" ser pensado como um tipo de solvente, entretanto, ele não vai dissolver ou reagir com as amostras, e sim, interagir com elas. Ele é