Cromatografia
A cromatrografia é uma técnica de separação muito utilizada em química. É constituída por uma fase móvel (solvente), uma fase estacionária, que no caso foi o papel. Os pigmentos foram colocados no papel e á medida que o solvente passa por ele, as manchas vão se separando em cores diferentes. Os pigmentos que apresentam maior afinidade com o solvente e menor com o papel, movem-se mais rápido. Assim como os pigmentos que apresentavam menor afinidade com o solvente e maior com o papel, movem-se mais devagar. A afinidade é dada pela polaridade das substâncias. A razão entre a distância percorrida pela mancha (C) pela distância percorrida pelo solvente (S) na fase estacionária é dada por Rf=C/S.
Etapa 1
Na primeira etapa, fizemos a experiência com um papel (fase estacionária), amônia (solvente) e canetas hidrocor como os pigmentos. Após colocar os pigmentos azul, amarelo, verde, marrom, preto e vermelho, e esperar uns minutos, observamos que as manchas se deslocaram de diversas formas e se separaram em diversas cores. O solvente se deslocou 6,90cm. O pigmento azul se dividiu em duas cores, azul e rosa. A azul se deslocou 2,50 cm, tendo um Rf de 0,36, enquanto que a rosa se deslocou 5,50 cm, obtendo um Rf de 0,79.
O pigmento vermelho se dividiu em laranja e vermelho. A cor laranja se deslocou 0,90cm e o vermelho se deslocou 2,10 cm. O Rf do laranja é 0,13 e o do vermelho é 0,30.
O pigmento verde se dividiu em amarelo, que se deslocou 0,80cm e em azul, que se deslocou 3,90cm. O Rf do amarelo é 0,11 e o do azul é 0,56.
O pigmento amarelo não se dividiu em nenhuma outra cor, e se deslocou 0,90cm, obtendo um Rf de 0,13.
O pigmento marrom se dividiu em amarelo, que se deslocou 0,90cm, em vermelho, que se deslocou 2,50cm e em azul, que se deslocou 4,80cm. Os Rf das manchas são 0,13, 0,36 e 0,69, respectivamente.
O pigmento preto se dividiu nas mesmas cores que o marrom, porém, essas cores estão em proporções diferentes: se dividiu em amarelo, que se