CROMATOGRAFIA: OS DIFERENTES TIPOS E SUAS APLICABILIDADES
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP
CAMPUS DE AMARGOSA
CFP 387/ QUÍMICA INORGANICA I
CROMATOGRAFIA: OS DIFERENTES TIPOS E SUAS APLICABILIDADES
JOSEANE GOMES DE JESUS
PROFESSOR DR. JORGE FERNANDO
AMARGOSA - BAHIA
AGOSTO – 2013
O perfume de uma lavanda (flor) é um perfume único, é desde antes de cristo os perfumistas sonhavam em reproduzir aquela maravilhosa fragrância, contudo o odor de uma flor não é apenas um composto e sim uma mistura de diversos compostos. Esse sonho perdurou por muitos e muitos anos, varias técnicas foram usadas na tentativa de extraí-lo, porém o perfume exato da flor só foi conseguido no inicio do século XX quando o botânico russo Tsvet encontrou uma maneira de separar os vários compostos que continha em uma flor, nomeado essa técnica de cromatografia.
Atualmente a cromatografia é uma das varias técnicas de separação de misturas que existe, entretanto ela é uma das técnicas mais sensíveis. A técnica cromatográfica é muito usada para determinar a pureza do composto, identificar componentes em uma mistura comparando-os com padrões; acompanhar o curso de uma reação pelo aparecimento dos produtos e desaparecimento dos reagentes, isolarem componentes puros de uma mistura e alem disso quase sempre tem o custo muito baixo.
A técnica cromatográfica ocorre pela passagem de uma mistura através de uma fase estacionária (fixa) e outra móvel. Porém existem vários tipos de cromatografia que são:
Cromatografia Planar
Na cromatografia planar, também chamada de camada fina, onde a fase estacionária é suportada sobre uma placa plana ou nos poros de um papel. Nesse caso, a fase móvel desloca-se através da fase estacionária, sólida e adsorvente, por ação da capilaridade ou sob a influência da gravidade. Essa técnica ainda pode ser dividida em dois métodos a cromatografia em papel (CP) e a cromatografia em camada delgada (CCD).
Cromatografia em papel (CP)
Esta