Lista de exercícios cromatografia
(a) Quais os fundamentos básicos?
A cromatografia em camada delgada (ou fina) é uma técnica de adsorção líquido-sólido bastante simples e barata, que consiste na separação de uma mistura através da migração por capilaridade diferencial de seus componentes sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana. Na cromatografia de camada delgada, a fase móvel (líquido) ascende por ação de capilaridade por uma camada fina do adsorvente (fase estacionária) estendida sobre um suporte. O suporte mais típico é uma placa de vidro. Sobre a placa espalha-se uma fina camada de adsorvente suspenso em água ou outro solvente e deixa-se secar. A placa coberta chama-se “placa de camada fina ou placa cromatográfica”.
Quando a placa cromatográfica é colocada verticalmente em um recipiente fechado (cuba cromatográfica) que contém uma pequena quantidade de solvente, este eluirá pela camada do adsorvente por ação capilar.
(b) Cite os usos mais consagrados da técnica (importância).
A cromatografia em camada delgada é usada para determinar a pureza do composto, identificar componentes em uma mistura comparando-os com padrões, acompanhar o curso de uma reação pelo aparecimento dos produtos e desaparecimento de um dos reagentes e ainda para isolar componentes puros de uma mistura.
(c) Enumere as vantagens e desvantagens da técnica.
A cromatografia em camada delgada é uma técnica simples, de fácil compreensão e execução, de baixo custo, apresenta separação relativamente rápida, é versátil, e reprodutível quando se tem prática.
Entretanto, como envolve processos manuais, como por exemplo a preparação da placa e aplicação da amostra, pode causar erros. Essa técnica não possui, também, boa eficiência em análise quantitativa.
(d) O que é e como é calculado o Rf (Fator de Retardamento)?
Parâmetro usado frequentemente em cromatografia, o Rf é definido como a razão entre a distância