Agrônomo
Departamento de Bioquímica - CCB
Disciplina: BQA5125 - Bioquímica para Engenharia Sanitária e Ambiental
Bolsistas REUNI: Priscila G. A. Martins e Tiago Bortolotto
Lista de Exercícios de Bioquímica
1 – As biomoléculas encontradas nos seres vivos possuem diversos tipos de grupos químicos. Na molécula abaixo, descreva quais os grupos químicos indicados em rosa.
Resposta:
2 – Dada a seguinte estrutura:
a) a qual tipo de biomolécula ela pertence?
Resposta: ao grupo dos aminoácidos.
b) indique os grupos químicos apontados pelas setas.
Resposta:
c) há pelo menos dois grupos químicos que são ionizáveis em solução. Quais são eles e quais os respectivos valores de pKa?
Resposta: são os grupos amina e carboxila. O pKa do grupo carboxila varia entre
1,8 e 2,4 enquanto o pKa do grupo amina varia entre 8,8 a 10,9.
d) levando em consideração os valores de pKa desses dois grupos, como estes devem estar ionizados em pH 7?
Resposta: em pH 7, a maior parte dos aminoácidos deve estar com o grupo amina protonado (NH3+) pois seu pKa é maior que o pH do meio. Já o grupo carboxila tende a estar desprotonado (COO-), pois seu pKa é muito menor que o pH do meio.
3 – Os aminoácidos são considerados moléculas dipolares ou zwitteriônicas. Qual é a principal característica deste grupo de moléculas? O que faz dos aminoácidos moléculas dipolares? Resposta: moléculas dipolares ou zwitterriônicas, são moléculas que possuem dois grupos polares em sua estrutura. Em solução, os grupos amina e carboxila tendem a ficar ionizados e com isso tornam-se polarizados (amina carregada positivamente e carboxila carregada negativamente), sendo esta a origem do caráter zwitteriônico dos aminoácidos. 4 – Todos os aminoácidos compartilham de grupos químicos comuns, com exceção de um. Quais são os grupos comuns a todos os aminoácidos e qual o grupo varia para cada aminoácido? Resposta: os grupos em comum a todos os aminoácidos