CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA PDF
EM CAMADA
DELGADA
Desenvolvido durante a disciplina de Química
Analítica.
DEFINIÇÃO
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura. Essa técnica se destaca devido à sua facilidade em efetuar a separação, identificação e quantificação das espécies químicas, por si mesma ou em conjunto com outras técnicas instrumentais de análise.
É
realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela.
Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes, ou seja, os componentes da amostra têm diferentes velocidades ao passarem pela fase estacionária.
CROMATOGRAFIA EM CAMADA
DELGADA
A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido líquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada ADSORVENTE retido em uma superfície plana
(fase estacionária – sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de ADSORÇÃO.
ADSORVENTE
É um pó insolúvel, dividido de forma muito fina, inerte e é capaz de adsorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície extensa.
ADSORÇÃO
Na adsorção as moléculas de um líquido (fase móvel) unem-se à superfície do adsorvente (fase estacionária –sólida).
As forças que unem a molécula à superfície são as interações moleculares.
O grau de adsorção depende da temperatura, da pressão, da área da superfície e da força das interações moleculares.
É
importante ressaltar que Absorção é diferente de Adsorção. Na Absorção, uma substancia se infiltra na outra, enquanto que a Adsorção é apenas superficial. APLICAÇÕES DA CROMATOGRAFIA
DELGADA
Estabelecer a